smiley, emoticon, anger

Controle suas Emoções e tenha uma Vida Mais Tranquila

As emoções são como ondas do mar: ora calmas e serenas, ora agitadas e tempestuosas. Saber lidar com elas de forma eficaz é fundamental para uma vida mais equilibrada, feliz e com menos estresse.

Compreendendo as Emoções:

As emoções são respostas naturais a eventos internos e externos. Elas tem três principais funções:

1) comunicar-se consigo mesmo
2) auxiliar na sua comunicação com o outro
3) motiva-lo a agir.

Em decorrência de suas funções, na Psicologia, entende-se que podem ser agradáveis de sentir, como alegria e o amor, ou desagradáveis, como tristeza, raiva, medo, nojo e ansiedade. Cada emoção tem sua função e isso, nos fornece pistas de como lidar e agir em diferentes situações.

Dentre as principais emoções e suas funções, podemos citar:

A raiva por exemplo, considerada como uma das emoções mais difíceis de controlar e desagradável de sentir tem a função de sinalizar que você está se sentindo injustiçado ou que você precisa agir para se defender.

Já a tristeza, nos sinaliza que estamos prestes a perder ou perdendo algo que nos é importante, e por isso, nos convida a um momento de reflexão e introspecção.

O medo sinaliza que está sendo percebido alguma ameaça no ambiente – essa ameaça que pode ser real ou imaginária mas que auxilia a tomada de precauções ou cuidados para manter a sobrevivência e integridade.

O nojo indica que há algo ruim e por isso gera a repulsa de forma a nos proteger contra sensações desagradáveis.

E a alegria é uma emoção que sinaliza a euforia, a empolgação e dessa forma, nos auxilia na conexão com outras pessoas e na expansão.

Two yellow smiley plush toys in an emoji-themed box, expressing fun and happiness.

Os Perigos da Incapacidade de Controlar as Emoções:

É comum encontrar no consultório, pacientes que buscam de forma incessante, cessar as emoções, principalmente quando manifestam-se de forma intensa. Ao invés de lidar com elas, buscam estratégias de evitação emocional buscando distrações, invalidando o sentimento ou uso de substâncias para “entorpecer” essa sensação.
Quando não se sabe lidar com as emoções, elas podem levar a comportamentos impulsivos, decisões precipitadas e conflitos interpessoais. Isso pode ter um impacto negativo na saúde, além de prejudicar nossos relacionamentos e nossa vida.

7 Dicas para Controlar suas Emoções:

  • Identifique-as: Reconheça o que você está sentindo e preste atenção a emoção que esta sentindo. Isso te ajudará a se preparar para lidar com a situação de forma mais eficaz uma vez que ela te fornecerá pistas sobre como se comportar.
  • Pratique a respiração consciente: Quando sentir uma emoção forte, respire fundo pelo nariz e expire lentamente pela boca. Isso te ajudará a acalmar o corpo e a mente, permitindo que você pense com clareza antes de agir.
  • Desafie seus pensamentos negativos: Nem todos os pensamentos que você tem são verdadeiros. Questione os pensamentos negativos e remodele-os de forma mais positiva e realista.
  • Expresse suas emoções de forma saudável: Converse com alguém de sua confiança sobre como você está se sentindo. Escrever em um diário também pode ser uma forma eficaz de expressar suas emoções e se conscientizar sobre elas
  • Pratique técnicas de relaxamento: Técnicas como meditação e mindfulness podem te ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade, promovendo o relaxamento e o bem-estar, além de promover a regulação emocional e auxiliar o seu corpo a retornar ao estado basal.
  • Evite o uso de estratégias de fuga: O uso de substâncias, compras, comida ou outros comportamentos de alivio, podem até te ajudar em um primeiro momento, porém, após retomar ao estado basal emocional, intensificarão as emoções negativas, como arrependimento e culpa e irá dificultar o controle delas.
  • Busque ajuda profissional: Se você está tendo dificuldade em lidar com suas emoções por conta própria, um psicólogo pode te auxiliar a desenvolver ferramentas e estratégias para o controle emocional.

Lembre-se:

O controle das emoções é uma habilidade que pode ser aprendida e aprimorada com prática. Ao desenvolver essa habilidade, você estará construindo uma relação melhor consigo mesmo, com os outros e consequentemente, tomando decisões e agindo de forma mais assertiva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *